Experiência estética com as infâncias na contemporaneidade: passagens pela escola e pelo museu

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Dr.ª Silvia Sell Duarte Pillotto
Mirtes Antunes Locatelli Strapazzon

Resumo

O objetivo do artigo é tematizar experiências estéticas com as infâncias, articulando linguagens/expressões sonoras, corporais e visuais nos territórios da Educação Infantil e de um Museu Casa. A pesquisa é fruto de investigação acadêmica no Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação (NUPAE) que tem as sensibilidades e o método cartográfico como mobilizadores de ações artísticas, pedagógicas e culturais. O que nos instigou a realizar a pesquisa, foi principalmente a reduzida conexão entre escola e museu envolvendo mediações, o imaginário e as múltiplas linguagens/expressões das artes. O referencial teórico está pautado em: Deleuze e Guattari (2010; 2011), Kastrup (2014; 2023), Han (2022; 2023), Durand (1997; 1998) e Rancière (2009; 2012; 2015; 2023). Portanto, a investigação com crianças relacionou as sensibilidades, as artes na contemporaneidade e o imaginário infantil. Seus efeitos de pesquisa apontam que as crianças experienciam a dimensão estética nos múltiplos modos de fazer/perceber as artes/expressões, seja na escola ou no museu.

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Como Citar
PILLOTTO, S. S. D.; STRAPAZZON, M. A. L. . Experiência estética com as infâncias na contemporaneidade: passagens pela escola e pelo museu. Olhar de Professor, [S. l.], v. 28, p. 1–22, 2025. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.28.24331.024. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/24331. Acesso em: 5 dez. 2025.
Seção
Crianças, jogo e imaginação: percursos inventivos (com e) através da arte contemporânea
Biografia do Autor

Dr.ª Silvia Sell Duarte Pillotto, Universidade da Região de Joinville - Univille

Pós-Doutora no Instituto Estudos da Criança - IEC na Universidade do MINHO - UMINHO, Braga/Portugal em 2007/2008. Doutora em Engenharia de Produção (Gestão da Qualidade) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2003); Mestre em Educação (Currículo) pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1997) Especialista em Fundamentos Estéticos para a Arte na Educação pela Faculdade de Artes do Paraná (1992); Graduada em Educação Artística - Habilitação Artes Plásticas pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina - UDESC (1983) Professora titular nos cursos de Artes Visuais e Pedagogia na Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE e nos Programas de Pós-Graduação - Mestrado em Educação e Patrimônio Cultural e Sociedade; Pesquisadora e coordenadora de Núcleo de Pesquisa, possui experiência nas áreas de Artes, Gestão, Currículo, Avaliação e Arte/Educação. Avaliadora do INEP, atua nos seguintes níveis da educação: educação superior e pós-graduação. Autora de vários livros publicados, desenvolve formação continuada e consultoria nas áreas citadas.

Mirtes Antunes Locatelli Strapazzon, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Doutoranda em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), Joinville, SC, Brasil.  Vice líder do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação (NUPAE), na Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), Joinville, SC. Professora titular dos Cursos Técnicos de Música e Teatro, Coordenadora do Curso de Artes Visuais e Diretora Pedagógica do Conservatório Belas Artes de Joinville-SC. 

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