Experiência estética com as infâncias na contemporaneidade: passagens pela escola e pelo museu
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Resumo
O objetivo do artigo é tematizar experiências estéticas com as infâncias, articulando linguagens/expressões sonoras, corporais e visuais nos territórios da Educação Infantil e de um Museu Casa. A pesquisa é fruto de investigação acadêmica no Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação (NUPAE) que tem as sensibilidades e o método cartográfico como mobilizadores de ações artísticas, pedagógicas e culturais. O que nos instigou a realizar a pesquisa, foi principalmente a reduzida conexão entre escola e museu envolvendo mediações, o imaginário e as múltiplas linguagens/expressões das artes. O referencial teórico está pautado em: Deleuze e Guattari (2010; 2011), Kastrup (2014; 2023), Han (2022; 2023), Durand (1997; 1998) e Rancière (2009; 2012; 2015; 2023). Portanto, a investigação com crianças relacionou as sensibilidades, as artes na contemporaneidade e o imaginário infantil. Seus efeitos de pesquisa apontam que as crianças experienciam a dimensão estética nos múltiplos modos de fazer/perceber as artes/expressões, seja na escola ou no museu.
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