Gestão e Formação Contínua: práticas articuladas da organização escolar
Contenido principal del artículo
Resumen
A dinâmica da realidade social e educacional coloca cada vez mais ao professor a necessidade de uma prática pedagógica reflexiva capaz de permitir-lhe debruçar-se sobre ela a fim de compreendê-la em sua essência, captando suas contradições e limitações e, assim, transformá-la; a implementação do processo reflexivo, porém, encontra inúmeros fatores dificultadores, por conta da atual organização escolar e mesmo da cultura existente na escola. Somadas a essas dificuldades, suge também a do gerenciamento de tais processos na organização escolar através de um esquema de gestão democrática e participativa capaz de articular conflitos e dificuldades presentes na escola e assim viabilizar práticas de formação contínua para reflexão sobre o trabalho docente e a prática escolar como um todo. A implementação da gestão democrática na organização escolar passa pela participação enquanto construção conjunta de todos os sujeitos envolvidos que por sua ação consciente buscam, na problematização e discussão de suas práticas e das práticas escolares como um todo, gerirem juntos os processos educativos. A participação na gestão democrática apresenta também como demanda o saber, o conhecer que se constrói através dos processos e formação. O objetivo do presente trabalho, então, é discutir o círculo de articulação que se estabelece entre gestão escolar e formação continuada de profissionais do ensino na medida em que a efetivação da formação contínua dentro do espaço escolar pelos processos de gestão desencadeados na escola e que para tais processos se efetivem de maneira democrática, com participação, faz-se necessário aos profissionais o saber que viabiliza essa participação, saber esse que também se constrói através da formação contínua. Compreende-se, assim, a gestão e a formação contínua como práticas articuladas da organização escolar.