Gestão e Formação Contínua: práticas articuladas da organização escolar
Main Article Content
Abstract
A dinâmica da realidade social e educacional coloca cada vez mais ao professor a necessidade de uma prática pedagógica reflexiva capaz de permitir-lhe debruçar-se sobre ela a fim de compreendê-la em sua essência, captando suas contradições e limitações e, assim, transformá-la; a implementação do processo reflexivo, porém, encontra inúmeros fatores dificultadores, por conta da atual organização escolar e mesmo da cultura existente na escola. Somadas a essas dificuldades, suge também a do gerenciamento de tais processos na organização escolar através de um esquema de gestão democrática e participativa capaz de articular conflitos e dificuldades presentes na escola e assim viabilizar práticas de formação contínua para reflexão sobre o trabalho docente e a prática escolar como um todo. A implementação da gestão democrática na organização escolar passa pela participação enquanto construção conjunta de todos os sujeitos envolvidos que por sua ação consciente buscam, na problematização e discussão de suas práticas e das práticas escolares como um todo, gerirem juntos os processos educativos. A participação na gestão democrática apresenta também como demanda o saber, o conhecer que se constrói através dos processos e formação. O objetivo do presente trabalho, então, é discutir o círculo de articulação que se estabelece entre gestão escolar e formação continuada de profissionais do ensino na medida em que a efetivação da formação contínua dentro do espaço escolar pelos processos de gestão desencadeados na escola e que para tais processos se efetivem de maneira democrática, com participação, faz-se necessário aos profissionais o saber que viabiliza essa participação, saber esse que também se constrói através da formação contínua. Compreende-se, assim, a gestão e a formação contínua como práticas articuladas da organização escolar.
Metrics
Article Details
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
a) Authors keep the copyrights and concede the right of its first publication to the magazine. The work piece must be simultaneously licensed on the Creative Commons Attribution License which allows the paper sharing, and preserves both the author identity and the right of first publication to this magazine.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, to not-exclusively distribution of the paper version published in this magazine (e.g.: publish in institutional repository or as a book chapter), with the author identity recognition and its first publication in this magazine.
c) Authors are permitted and stimulated to publish and distribute their papers online (e.g.: in institutional repository or on their personal webpage), considering it can generate productive alterations, as well as increase the impact and the quotations of the published paper.
d) This journal provides public access to all its content, as this allows a greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of the research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this site will be used exclusively for the purposes of the journal and are not available for other purposes.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.