O meu traço brinca com o seu: experiências estéticas, interações e desenhos na Educação Infantil
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo trata do projeto Desenho em gestos brincantes que propôs a um grupo de crianças de 3 a 4 anos, em uma escola pública, experiências de desenhar, considerando a dimensão estética e a observação do processo expressivo como organizadores da relação entre crianças e o repertório cultural da arte. Tal projeto é parte de uma pesquisa sobre práticas docentes com as linguagens das artes visuais na Educação Infantil. O recorte tem como objetivo apresentar relações entre abordagens sobre desenho e as práticas pedagógicas. Referencia-se na relação entre o desenho, como gesto pessoal e cultivado, e a mediação do professor, fundamentado por autores como Barbosa (2010), Iavelberg (2006; 2013), Pillar (1996;2012), Dewey (2010), Merleau-Ponty (1999) entre outros. Evidenciou-se que as crianças são protagonistas no desenvolvimento de sua expressão na linguagem do desenho e que os professores podem ser parceiros desse processo.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
BARBOSA, Ana Mae. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.
BRASIL, Ministério da Educação. CNE/CEB. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 2010.
BRASIL, MEC, Base Nacional Comum Curricular – BNCC, versão aprovada pelo CNE, novembro de 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: 04 junho 2020.
DERDIK, Edith. Formas de pensar o desenho. Porto Alegre: Zouk, 2010.
DERDIK, Edith (Org.). Monografia livro Edith Derdik de 1997 a 2017. São Paulo: A edições, 2018.
DERDIK, Edith (Org.). Disegno. Desenho. Desígnio. São Paulo: Senac, 2007.
DEWEY, John. Arte como experiência. Tradução de Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
EDWARDS Carolyn, GANDIN Lella; FORMAN George. As Cem Linguagens da Criança: abordagem de Regio Emilia na educação da primeira infância: tradução Deyse Batista. Porto Alegre: Artmed, 1999.
IAVELBERG, Rosa. Desenho na Educação Infantil. São Paulo: Melhoramentos, 2013.
IAVELBERG, Rosa. O desenho cultivado na criança: práticas e formação de educadores. Porto Alegre: Zouk, 2006.
JOBIM E SOUZA, S. Mikhail Bakhtin e as ciências humanas: sobre o ato de pesquisar. In: FREITAS, M. T. A. (Org.). Escola, tecnologias digitais e cinema (p. 35-44). Juiz de Fora/MG: Editora da UFJF.
MCCARTY, Peter. Jeremias desenha um monstro. Tradução de Rosemarie Ziegelmaier. São Paulo: Globinho, 2012.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
PILLAR, Analice Dutra. Desenho e construção do conhecimento na infância. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
PILLAR, Analice Dutra. Desenho e escrita como sistema de representação. Porto Alegre: Penso, 2012.
PILLAR, Analice Dutra. Leitura e releitura. In: PILLAR, Analice Dutra (Org.), A educação do olhar no ensino das artes (p. 7- 17). 8ª ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2014.
POSTHUMA, Sieb. O arame de Alexandre. Tradução de Lucas Simone: São Paulo: Editora 34, 2015.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.