(Re)visitando conceitos de infância e educação. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.16i1.0001
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Resumo
O presente texto discute o conceito de infância, criança e educação em uma dimensão histórico-cultural. Reconhece que o conceito de infância e criança é um constructo social, fruto de um processo histórico atrelado às diferentes formas de organização da sociedade. Dessa maneira, não há como desvencilhar o conceito de criança e infância do âmbito social, uma vez que tais conceitos são coletivos e interconectados com seus contextos, com sua cultura, com sua história. Historicamente, a alteração desse conceito significou a alteração das instituições escolares. As discussões teóricas estão fundamentadas nos estudos de Heywood (2004), Philippe Ariès (1973), Postman (1999) e Rousseau (1973). O artigo resgata as concepções rousseaunianas que permearam o pensamento de Pestalozzi e de Fröbel, que criou o Kindergarten, uma espécie de jardim de infância que primava pela liberdade das crianças no processo de aprendizagem. Reconhece a importância dos trabalhos de Decroly, Montessori e Freinet como contribuições para a consolidação de novos conceitos sobre infância, criança e escola.
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