(Re)visitando conceitos de infância e educação. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.16i1.0001

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Esméria de Lourdes Saveli
Maria Odete Vieira Tenreiro
Marta Maria Gonçalves Balbé Pires

Resumo

O presente texto discute o conceito de infância, criança e educação em uma dimensão histórico-cultural. Reconhece que o conceito de infância e criança é um constructo social, fruto de um processo histórico atrelado às diferentes formas de organização da sociedade. Dessa maneira, não há como desvencilhar o conceito de criança e infância do âmbito social, uma vez que tais conceitos são coletivos e interconectados com seus contextos, com sua cultura, com sua história. Historicamente, a alteração desse conceito significou a alteração das instituições escolares. As discussões teóricas estão fundamentadas nos estudos de Heywood (2004), Philippe Ariès (1973), Postman (1999) e Rousseau (1973). O artigo resgata as concepções rousseaunianas que permearam o pensamento de Pestalozzi e de Fröbel, que criou o Kindergarten, uma espécie de jardim de infância que primava pela liberdade das crianças no processo de aprendizagem. Reconhece a importância dos trabalhos de Decroly, Montessori e Freinet como contribuições para a consolidação de novos conceitos sobre infância, criança e escola.

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Como Citar
SAVELI, E. de L.; TENREIRO, M. O. V.; PIRES, M. M. G. B. (Re)visitando conceitos de infância e educação. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.16i1.0001. Olhar de Professor, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 17–30, 2013. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.16i1.0001. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6094. Acesso em: 22 jul. 2025.
Seção
Políticas e Práticas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental de 9 anos

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