La Pedagogía de los Proyectos de Trabajo y la Perspectiva Histórico-Cultural de Vygotsky: una propuesta de intervención

Contenido principal del artículo

Doutoranda Alex Antunes Mendes
https://orcid.org/0000-0003-4925-8806
Dr. Maykon Gonçalves Müller
https://orcid.org/0000-0002-5527-7352
Dr. Nelson Luiz Reyes Marques
https://orcid.org/0000-0003-3590-1725

Resumen

La transición del siglo XX al siglo XXI se caracteriza, en líneas generales, por el cuestionamiento de las bases de la modernidad, tales como la objetividad, la racionalidad, la especialización de saberes, la neutralidad de la Ciencia, entre otras. En este contexto, la escuela perdió su condición de única fuente de conocimiento, pasando a ser entendida como relativa, provisional y no lineal. Entendiendo que la escuela no puede ignorar esta transición, este trabajo propone una intervención pedagógica con un grupo de docentes en formación inicial, en el contexto de Educación a Distancia durante la pandemia COVID-19, cuyo objetivo fue presentar juegos pedagógicos, basados ​​en la Pedagogía del Trabajo. Proyectos y perspectiva Histórico-Cultural de Vygotsky, como posibilidad de abordaje de las Cuestiones Sociocientíficas en la Enseñanza de las Ciencias. Los resultados indican el potencial de los Proyectos de Trabajo en la organización curricular, contribuyendo a una formación más crítica y reflexiva, orientada a la transformación y la participación social.

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Detalles del artículo

Cómo citar
MENDES, A. A.; MÜLLER, M. G. .; MARQUES, N. L. R. La Pedagogía de los Proyectos de Trabajo y la Perspectiva Histórico-Cultural de Vygotsky: una propuesta de intervención. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–23, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.22097.043. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22097. Acesso em: 16 nov. 2024.
Sección
Experiências Pedagógicas
Biografía del autor/a

Doutoranda Alex Antunes Mendes, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

É licenciada em Química pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense Câmpus Pelotas - Visconde da Graça (IFSul/CaVG), especialista em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e mestra em Ciências e Tecnologias na Educação (IFSul/CaVG). Atualmente é doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e integrante do grupo de pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas (FORPPE) na mesma Instituição.

Dr. Maykon Gonçalves Müller, Instituto Federal Sul-rio-grandense Câmpus Pelotas - Visconde da Graça

Possui graduação em Licenciatura em Física (UFRGS - 2010), Mestrado em Ensino de Física (UFRGS - 2013) e Doutorado em Ensino de Física (UFRGS - 2017). É professor EBTT de Física no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense campus Pelotas Visconde da Graça. Atualmente, exerce a função de Diretor de Ensino. Está vinculado como membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação PPGCITED. A área da pesquisa em que atua envolve a investigação de inovações didáticas no ensino de Ciências; mais especificamente, a adoção e difusão de práticas pedagógicas inovadoras.

Dr. Nelson Luiz Reyes Marques, Instituto Federal Sul-rio-grandense Câmpus Pelotas - Visconde da Graça

Possui Licenciatura em Ciências pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Licenciatura em Ciências Habilitação em Física pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), Mestrado em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Franciscana (UFN). É Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (Campus Pelotas - Visconde da Graça), onde foi coordenador das Licenciaturas em Física e Ciências Biológicas, da Especialização e do Mestrado em Ensino de Ciências e Tecnologias na Educação. Suas áreas de interesse são Física Experimental, Pesquisa em Ensino de Física, Pesquisa em Ensino de Ciências e Formação de Professores. Dedica-se também a teorias de aprendizagem, especialmente a Teoria Histórico-Cultural. Trabalha nas Licenciaturas em Física, Química e Ciências Biológicas e no Mestrado em Ensino de Ciências e Tecnologias na Educação. É editor da Revista Educar Mais (e-ISSN 2237-9185), desde 2017.

Citas

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