A valorização social do professor e seu impacto na formação da identidade docente: um estudo analítico
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente estudo tem a finalidade de apresentar a percepção de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em relação à sua identidade docente, bem como a forma como a comunidade de seu entorno compreende este profissional: valorizando-o ou não. O referencial teórico seguiu as considerações de Charlot (2000); Pimenta (1999), Nóvoa (1997) e Tardif (2002), entre outros. Foram coletados dados por meio de dois instrumentos: entrevistas com professores e questionários respondidos pelas famílias. Tais dados constituíram o corpus de análise, por meio de abordagem qualitativa. O estudo aponta o modo como muitos docentes destacam o aspecto do sacerdócio da docência. O artigo está dividido em três seções: (1) a constituição da identidade docente; (2) as formas de valorização do professor, com ênfase na valorização social e (3) apresentação e análise dos dados coletados. Os resultados da pesquisa apontam que a desvalorização social do professor é proveniente de um contexto histórico que considera a profissão docente relacionada à vocação, o que interfere na construção da identidade deste profissional.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
AQUINO, J. G. Erro e Fracasso na Escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1997.
ARAUJO, H. A valorização dos profissionais da educação. Artigo de Revista. Disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/artigo/a-valorizacao-dos-profissionais-da-educacao/. Acesso em: 08/nov/2017.
ARAÚJO, R. N. de. A formação da identidade docente no contexto do PIBID: um estudo à luz das relações com o saber. 2017. 165 f. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática do Centro de Ciências Exatas) – Universidade Estadual de Londrina, 2017.
ARRUDA, S. de M; LIMA, J. P. C. de; PASSOS, M. M. Um novo instrumento para a análise da ação do professor em sala de aula. In: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.11, n.2, Belo Horizonte, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4200. Acesso em: 10 maio 2018.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2004. Brasília: Liber Livro Editora, 2004.
BRASIL. Lei n.13005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 20 jul. 2018.
CARLOTTO, M. S. A síndrome de Burnout e o trabalho docente. Psicologia em estudo. Maringá, v.7, n.1, jan/jun., 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/hfg8JKJTYFpgCNgqLHS3ppm/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 19 ago 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-73722002000100005
CHARLOT, B. Da Relação com o Saber: Elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.
CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique Grupo Editor, 2005.
GATTI, B.A.; BARRETO, E.S.S. Professores: aspectos de sua profissionalização, formação e valorização social. Brasília, DF: UNESCO, 2009. (Relatório de pesquisa).
GAUTHIER, C.; MARTINEAU, S.; DESBIENS, J-S.; MALO, A.; SIMARD, D.;Por uma Teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 2006.
HUBERMAN, M. Ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, Antonio et al. Vidas de Professores. São Paulo: Porto Editora, 1995.
MALACRIDA, V. H.; BARROS, H. F. Ser professor no século XXI: representações sociais de professores. Jundiaí, Paco Editorial: 2013.
VOLKMAN, E. M.; MENDES, T.C.; BACCON, A. L. P. Preparação para a docência: um estudo com alunos concluintes de um curso de licenciatura em matemática. In: XI ANPED SUL- Reunião Científica Regional da Anped. Educação, Movimentos Sociais e políticas governamentais. Anais [...] 2016, Curitiba-PR. Disponível em: http://www.anpedsul2016.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2015/11/EIXO6_ELIZABETE-VOLKMAN-THAMIRIS-CHRISTINE-MENDES-ANA-L%C3%9ACIA-PEREIRA-BACCON.pdf. Acesso em: 12 jun.2018.
MORAN, J. M. O Uso das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação na EAD - uma leitura crítica dos meios. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/T6%20TextoMoran.pdf. Acesso em: 12. Ago. 2018.
NÓVOA, A. Entrevista concedida. Salto para o futuro. TV Escola, 2014. Disponível em: https://tvescola.mec.gov.br/tve/salto-acervo/interview?idInterview=8283. Acesso em: 05. nov. 2017.
NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Porto Editora,1997.
NÓVOA, A. Os professores e suas histórias de vida. In: NÓVOA, A.; HUBERMAN. M.; GOODSON. I. F.; HOLLY. M. L.; MALTA. M. C.; GONÇALVES. J.A M.; FONTOURA. M. M.; PERETZ, M. B. (Org.). Vidas de Professores. Porto: Porto Editora,1991.
NÓVOA, A. Professores imagens do futuro presente. Lisboa: EDUCA Instituto de Educação Universidade de Lisboa, 2009.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. CAMPOS, E. M.; KLEIN, L. F.; ABDALLA, M. F. B.; MARQUES, M. O. S.; FALEIRO, M. O. L.; LOPES, R. M. P.; AZZI, S.; PIMENTA, S. G. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo, SP: Cortez, 1999.
SÁNCHEZ VÁSQUEZ, A. Filosofía de la práxis. In: MAYORAL, M. R. P. A teoria marxista hoje Problemas e perspectivas. Buenos Aires: CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 1980.
SAVIANI, D. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: FERRETTI, C. J. ZIBAS, D. M. L.; MADEIRA, F. R.; FRANCO, M. L. P; B. Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
SCHEIBE, L. Valorização e formação dos professores para a educação básica: questões desafiadoras para um novo Plano Nacional de Educação. Revista Educação. Sociedade. Campinas, vol. 31 n. 112, July/Set. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000300017
SZYMANSKI, H.; ALMEIDA, L. R. de; PRANDINI, R. C. A. R. A entrevista da pesquisa em educação: a prática reflexiva. Brasília: Liber Livro Editora, 2008.
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
VASCONCELOS, S. D.; LIMA, K. E. C.; O professor de Biologia em formação: reflexão com base no perfil socioeconômico e perspectivas de licenciandos de uma universidade pública. Revista Ciência & Educação. Bauru, vol. 16 n.2, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132010000200004