O materialismo histórico-dialético nas pesquisas em Políticas Educacionais

Autor/innen

  • Gisele Masson Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Simone de Fátima Flach Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.011

Abstract

Resumo: Este trabalho apresenta uma análise das pesquisas sobre políticas educacionais que se fundamentam no materialismo histórico-dialético, com o objetivo de identificar o uso das categorias do método (práxis, totalidade, mediação, contradição e historicidade) e das categorias da obra marxiana (trabalho, mais-valia, alienação, ideologia, classes sociais e Estado). Primeiramente, abordamos os fundamentos do método materialista histórico-dialético, com base em Marx e Lukács, valendo-nos, também, da contribuição de autores contemporâneos como Tonet, Lessa, Netto, Chasin e Mészáros. Em seguida, apresentamos um levantamento das teses e dissertações defendidas no período de 1990 a 2010, nos Programas de Pós-Graduação em Educação do Brasil, enfocando a análise somente dos trabalhos defendidos entre 2006 e 2010 que indicaram a utilização do referencial marxista. A partir do levantamento, foi possível mapear a frequência do uso das categorias, tanto do método quanto do conteúdo da obra marxiana, destacando a importância da relação dialética entre elas.

 

Palavras-chave: Materialismo histórico-dialético. Pesquisa em políticas educacionais. Produção do conhecimento.

Metriken

Metriken werden geladen ...

Autor/innen-Biografien

Gisele Masson, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação

Simone de Fátima Flach, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação

Literaturhinweise

CAMARGO, E. A pesquisa em Política Educacional na perspectiva do materialismo histórico-dialético – revisão de literatura. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 3, p. 1 -21, 2018. DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.007

CHASIN, J. Marx: estatuto ontológico e resolução metodológica. São Paulo: Boitempo, 2009.

LESSA, S. Lukács, ontologia e método: em busca de um (a) pesquisador (a) interessado (a). Praia Vermelha, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 141-173, 1999.

LUKÁCS, G. História e consciência de classe: estudos sobre a dialética marxista. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

LUKÁCS, G. Prolegômenos para uma ontologia do ser social. São Paulo: Boitempo, 2010.

LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social II. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, K. O 18 Brumário e Cartas a Kugelmann. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

MARX, K. Contribuição à crítica da economia política. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

MARX, K. Grundrisse. São Paulo: Boitempo; Rio de Janeiro: UFRJ, 2011.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã: crítica da novíssima filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

MARX, K.; ENGELS, F. A sagrada família, ou, A crítica da Crítica crítica contra Bruno Bauer e seus consortes. São Paulo: Boitempo, 2011.

MASSON, G. A importância dos fundamentos ontológicos nas pesquisas sobre políticas educacionais: contribuições do materialismo histórico-dialético. In: CUNHA, C.; SOUSA, J. V.; SILVA, M. A. (Orgs.). O método dialético na pesquisa em educação. Campinas: Autores Associados; Brasília: UnB, 2014. p. 201-225.

MÉSZÁROS, I. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. São Paulo: Boitempo, 2002.

MÉSZÁROS, I. Estrutura social e formas de consciência: a determinação social do método. São Paulo: Boitempo, 2009.

MÉSZÁROS, I. O conceito de dialética em Lukács. São Paulo: Boitempo, 2013.

NETTO, J. P. Razão, ontologia e práxis. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n. 44, p.26- 42, 1994.

PRONKO, M. A. Desafios teórico-metodológicos para o ensino de Políticas Educacionais na perspectiva do materialismo histórico. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 1, n. 2, p. 248-264, jul./dic. 2016.

TONET, I. Método científico: uma abordagem ontológica. São Paulo: Instituto Lukács, 2013.

Veröffentlicht

2018-07-06

Zitationsvorschlag

MASSON, G.; FLACH, S. de F. O materialismo histórico-dialético nas pesquisas em Políticas Educacionais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 3, p. 1–15, 2018. DOI: 10.5212/retepe.v.3.011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/12384. Acesso em: 24 nov. 2024.

Ausgabe

Rubrik

Artículos

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in