O materialismo histórico-dialético nas pesquisas em Políticas Educacionais
DOI:
https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.011Abstract
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise das pesquisas sobre políticas educacionais que se fundamentam no materialismo histórico-dialético, com o objetivo de identificar o uso das categorias do método (práxis, totalidade, mediação, contradição e historicidade) e das categorias da obra marxiana (trabalho, mais-valia, alienação, ideologia, classes sociais e Estado). Primeiramente, abordamos os fundamentos do método materialista histórico-dialético, com base em Marx e Lukács, valendo-nos, também, da contribuição de autores contemporâneos como Tonet, Lessa, Netto, Chasin e Mészáros. Em seguida, apresentamos um levantamento das teses e dissertações defendidas no período de 1990 a 2010, nos Programas de Pós-Graduação em Educação do Brasil, enfocando a análise somente dos trabalhos defendidos entre 2006 e 2010 que indicaram a utilização do referencial marxista. A partir do levantamento, foi possível mapear a frequência do uso das categorias, tanto do método quanto do conteúdo da obra marxiana, destacando a importância da relação dialética entre elas.
Palavras-chave: Materialismo histórico-dialético. Pesquisa em políticas educacionais. Produção do conhecimento.
Metriche
Riferimenti bibliografici
CAMARGO, E. A pesquisa em Política Educacional na perspectiva do materialismo histórico-dialético – revisão de literatura. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 3, p. 1 -21, 2018. DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.007
CHASIN, J. Marx: estatuto ontológico e resolução metodológica. São Paulo: Boitempo, 2009.
LESSA, S. Lukács, ontologia e método: em busca de um (a) pesquisador (a) interessado (a). Praia Vermelha, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 141-173, 1999.
LUKÁCS, G. História e consciência de classe: estudos sobre a dialética marxista. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
LUKÁCS, G. Prolegômenos para uma ontologia do ser social. São Paulo: Boitempo, 2010.
LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social II. São Paulo: Boitempo, 2013.
MARX, K. O 18 Brumário e Cartas a Kugelmann. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
MARX, K. Contribuição à crítica da economia política. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
MARX, K. Grundrisse. São Paulo: Boitempo; Rio de Janeiro: UFRJ, 2011.
MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã: crítica da novíssima filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
MARX, K.; ENGELS, F. A sagrada família, ou, A crítica da Crítica crítica contra Bruno Bauer e seus consortes. São Paulo: Boitempo, 2011.
MASSON, G. A importância dos fundamentos ontológicos nas pesquisas sobre políticas educacionais: contribuições do materialismo histórico-dialético. In: CUNHA, C.; SOUSA, J. V.; SILVA, M. A. (Orgs.). O método dialético na pesquisa em educação. Campinas: Autores Associados; Brasília: UnB, 2014. p. 201-225.
MÉSZÁROS, I. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. São Paulo: Boitempo, 2002.
MÉSZÁROS, I. Estrutura social e formas de consciência: a determinação social do método. São Paulo: Boitempo, 2009.
MÉSZÁROS, I. O conceito de dialética em Lukács. São Paulo: Boitempo, 2013.
NETTO, J. P. Razão, ontologia e práxis. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n. 44, p.26- 42, 1994.
PRONKO, M. A. Desafios teórico-metodológicos para o ensino de Políticas Educacionais na perspectiva do materialismo histórico. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 1, n. 2, p. 248-264, jul./dic. 2016.
TONET, I. Método científico: uma abordagem ontológica. São Paulo: Instituto Lukács, 2013.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
__________
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
1. Los autores conservan los derechos de autor y garantizan a la revista el derecho de ser la primera publicación del trabajo al igual que licenciado bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional que permite a otros compartir el trabajo con un reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.
2. Los autores pueden establecer por separado acuerdos adicionales para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en la revista (por ejemplo, situarlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro), con un reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
3. Se permite y se anima a los autores a difundir sus trabajos electrónicamente (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su propio sitio web) antes y durante el proceso de envío, ya que puede dar lugar a intercambios productivos, así como a una citación más temprana y mayor de los trabajos publicados (Véase The Effect of Open Access) (en inglés).
__________
If the article is accepted for publication, copyright of this article will be vested in the The Journal of Theoretical and Epistemological Studies on Education Policy.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.