Estágio na formação inicial do Curso de Pedagogia: Escutas e leituras
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo propõe uma discussão sobre a formação inicial do professor, e tem por objetivo apresentar o relato de experiências com estágios indicando limites e potencialidades vivenciadas nesse período. Esse estudo é fruto de pesquisa - ação realizada com alunos do curso de Pedagogia da XXXXdurante o semestre em que cursaram as disciplinas de Prática de Ensino dos Anos Iniciais e Prática de Ensino em Política e Administração Educacional entre 2010 e 2012. A articulação das duas práticas é resultado de amplas discussões e trocas estabelecidas entre as professoras pesquisadoras, que percebem a fragilidade na formação do pedagogo, considerando que realizam seus estágios dentro de uma realidade contraditória, que por um lado pretende a imersão no campo para que seja possível aprender com ele, e por outro, formar para promover uma ruptura com práticas nem sempre alinhas a qualidade pretendida. Desse modo, os estágios estão direcionados para construção dos saberes docentes, na tentativa de aprofundamento do debate e conhecimento do campo para além de um semestre letivo, mas para justamente compor em conjunto com as disciplinas teóricas o início da profissionalização do pedagogo. As análises partem de documento escrito pelos próprios alunos, protagonistas de sua formação, em forma de relatório e portfólio de estágio que permitem refletir sobre estas experiências. Essas escutas e leituras contribuem sobremaneira para produção de um conhecimento potencialmente importante para todos aqueles que, conhecendo melhor a prática de formação inicial do pedagogo, compreendam e aprofundem estudos sobre sua profissionalização.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.