Presentación de dossier: el campo teórico de la Pedagogía y sus desdoblamientos en la formación de pedagogos

Contenido principal del artículo

Dr.ª Aline Daiane Nunes Mascarenhas
https://orcid.org/0000-0002-7372-5411
Doutorando Jefferson da Silva Moreira
https://orcid.org/0000-0002-5918-7928

Resumen

Presentación de dossier: el campo teórico de la Pedagogía y sus desdoblamientos en la formación de pedagogos

Descargas

Métricas

Visualizações em PDF
423
Aug 25 '23Aug 28 '23Aug 31 '23Sep 01 '23Sep 04 '23Sep 07 '23Sep 10 '23Sep 13 '23Sep 16 '23Sep 19 '23Sep 22 '2312
|

Detalles del artículo

Cómo citar
MASCARENHAS, A. D. N. .; MOREIRA, J. da S. Presentación de dossier: el campo teórico de la Pedagogía y sus desdoblamientos en la formación de pedagogos. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–8, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.22071.053. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22071. Acesso em: 4 may. 2025.
Sección
Dossiê: O campo teórico da Pedagogia e seus desdobramentos na formação de pedagogos/as
Biografía del autor/a

Dr.ª Aline Daiane Nunes Mascarenhas, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Sócia da Rede Nacional de Pesquisadores em Pedagogia (RePPed) e da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino (ANDIPE).

Doutorando Jefferson da Silva Moreira, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), linha de pesquisa Escola Pública, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEFS, linha de pesquisa Currículo, Formação e Práticas Pedagógicas (PPGE/UEFS). Especialização em Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Tecnologias e Ciências (FTC). Participa do grupo de Estudos e Pesquisas sobre Escola Pública, Infâncias e Formação de Educadores (GEPEPINFOR), vinculado ao PPGE/UNIFESP e do Grupo de Estudos e Pesquisas Profissão docente: formação, saberes e práticas - (GEPPESP/UnB), na linha de pesquisa Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas. Interesse de estudos e pesquisas nas seguintes temáticas: Pedagogia Universitária, Didática, Formação de Professores, Aprendizagem Profissional da Docência, Professores Iniciantes e Pedagogia - tanto em relação ao curso quanto ao seu campo epistemológico. Possui experiência profissional na área de educação, com ênfase em Coordenação Pedagógica na Educação Básica e Docência no Ensino Superior em cursos de graduação e pós-graduação latu sensu. Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd), da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ANDIPE) e da Rede Nacional de Pesquisadores em Pedagogia (RePPed).

Citas

DELGADO, A. P. Elementos representativos do percurso do Curso de Pedagogia no Brasil: a di-mensão histórico-legal em pauta. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–24, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.21308.040. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21308. Acesso em: 20 maio. 2023.

FRANCO, M. A. do R. S.; MOREIRA, J. da S. Possibilidades emancipatórias e insurgentes da Pedago-gia Crítica: dialogando com Maria Amélia Santoro Franco. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–23, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.21121.012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21121. Acesso em: 28 jun. 2023.

GALO, A. P. V.; MELO, S. F. de; SEVERO, J. L. R. de L. Pedagogia jurídica: perspectivas humanizado-ras e emancipatórias no trabalho com infância e juventude judicializadas. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–21, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.21249.026. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21249. Acesso em: 28 jun. 2023.

HOUSSAYE, J. Pedagogia: justiça para uma causa perdida? In: Manifesto a favor dos pedagogos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e Pedagogos, para quê? 12 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

LIBÂNEO, J. C.; PIMENTA, S. G. Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectivas de mudança. Revista Educação & Sociedade, ano XX, nº 68, Dezembro/99. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/GVJNtv6QYmQY7WFv85SdyWy/?format=pdf. Acesso em 20 de maio de 2023.

MAGALHÃES, J. E. P. Função sociopolítica da educação e o papel dos pedagogos na educação não-escolar: âmbitos de atuação político-pedagógicos e campos teórico-profissionais. Olhar de Pro-fessor, [S. l.], v. 26, p. 1–23, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.21101.039. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21101. Acesso em: 28 jun. 2023.

MASCARENHAS, A. D. N. O eclipse da pedagogia nos documentos oficiais que orientam a forma-ção do/a pedagogo/a. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.21416.030. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21416. Acesso em: 28 jun. 2023.

MASCARENHAS, A. D. N. Formação de pedagogos e identidade profissional: tensões sobre a diversidade de habilitações profissionais. 192 f. il. 2015. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/20817/1/TESE_ALINE_MASCARENHAS.pdf. Acesso em 28 jun. 2023.

MEIRIEU, P.; ARAÚJO, O. H. A.; MEDEIROS, E. A. de. Pedagogia, Ciência e Ciências da Educação – uma conversa com o Professor Philippe Meirieu. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–10, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.21375.026. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21375. Acesso em: 28 jun. 2023.

MOREIRA, J. da S.; PINTO, U. de A.; SILVA, R. M. O. da. Pedagogia e pedagogos no contexto brasileiro: inflexões sobre dilemas persistentes. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–22, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.21392.020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21392. Acesso em: 20 maio. 2023.

MOREIRA, J. da S.; PIMENTA, S. G. Pedagogia e pedagogos entre insistências e resistências: entrevista realizada com a Prof.ª Dr.ª Selma Garrido Pimenta. In: FRANCO, M. A. S.; MASCARENHAS, A. D. N.; MOREIRA, J. da S. (Orgs.). Dossiê temático: Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.31, Especial, p.925-948, novembro de 2021. Acesso em 06/12/2021. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1180. Acesso em agosto de 2022.

MOREIRA, J. da S.; PINTO, U. de A. A (in)visibilidade do debate epistemológico sobre a Pedagogia no interior do próprio curso: um estudo em universidades públicas do estado da Bahia. In: FRANCO, M. A. S.; MASCARENHAS, A. D. N.; MOREIRA, J. da S. (Orgs.). Dossiê temático: Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.31, Especial, p.925-948, novembro de 2021. Acesso em 06/12/2021. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1163

OLIVEIRA, E. S. de; BARRETO, D. A. B. Escrita reflexiva de futuros pedagogos: há espaço para o debate epistemológico sobre a Pedagogia?. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–20, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.21243.047. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21243. Acesso em: 28 jun. 2023.

PIMENTA, Selma Garrido et. al. Os cursos de licenciatura em pedagogia: fragilidades na formação inicial do professor polivalente. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 43, n. 1, p.15-30, jan./mar. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/s1517- 9702201701152815. Acesso em 06/12/2021.

PINTO, U. de A. Graduação em Pedagogia: apontamentos para um curso de bacharelado. In: Curso de Pedagogia: avanços e limites após as Diretrizes Curriculares Nacionais. SILVESTRE, M. A; PINTO, U. A (Orgs). São Paulo: Cortez, 2017.

SEVERO, J. L. R. de L.; FERNANDES, P. E. da C. N. Pesquisas sobre o curso de Pedagogia em pro-duções acadêmicas de graduação e pós-graduação no CE-UFPB. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–20, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.21252.038. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21252. Acesso em: 20 maio. 2023.

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.