Da educação 1.0 à educação 3.0: desafios para a prática docente no Século XXI

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Adriana Alves Novais Souza
Henrique Nou Schneider

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as percepções de estudantes da graduação acerca do uso de plataformas online como ambiente colaborativo de aprendizagem e sua relevância para os processos formativos em moldes da Educação 3.0. Trata-se de um recorte de uma dissertação de mestrado em Educação na área de tecnologia e educação, que teve como prática de pesquisa o uso de redes sociais como ambiente de aprendizagem, desenvolvida na disciplina Português Instrumental, do curso de graduação em Letras Vernáculas de uma universidade federal. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve por sujeitos os dezessete estudantes da disciplina e foi realizada através do método da Pesquisa-formação, utilizando como instrumentos de coleta de dados a observação participante, o questionário e a entrevista semiestruturada, esta última realizada apenas com os alunos licenciandos da turma. Os dados evidenciaram a necessidade de se refletir sobre as práticas necessárias à docência na atualidade, destacando, com base nos depoimentos dos participantes, a ausência na formação inicial de atividades e práticas mais dinâmicas, em que haja uso efetivo das tecnologias, o que culmina em insegurança em relação aos desafios futuros. Se o estudante está em processo de formação, independentemente dos destinos profissionais escolhidos, é preciso atrelar o ensino às práticas que se fazem na sociedade informatizada e interconectada em que vivemos.

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Como Citar
SOUZA, A. A. N.; SCHNEIDER, H. N. . Da educação 1.0 à educação 3.0: desafios para a prática docente no Século XXI. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–20, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.17555.014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/17555. Acesso em: 27 jul. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Adriana Alves Novais Souza, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Sergipe. Professora da Secretaria de Educação de Sergipe.

Henrique Nou Schneider, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor da Universidade Federal de Sergipe e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe.

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