A síntese elaborada de curso como metodologia reflexiva de formação: a experiência do curso Normal Superior com Mídias Interativas

Conteúdo do artigo principal

Beatriz Gomes Nadal
Luzia Borsato Cavagnari
Sydione Santos

Resumo

O presente artigo tematiza a formação de professores e sua relação com a trajetória pessoal e profissional revelada na prática docente. As autoras propõem uma formação que supere os dualismos da racionalidade técnica ao tomar a prática reflexiva como articuladora e reconstrutora do trabalho docente através da inter-relação entre trajetória pessoal, saberes da experiência, saberes específicos dos objetos de ensino e saberes pedagógicos, mediatizados pelo contexto educativo e cruzados com as situações formativas teóricas e práticas. O texto apresenta uma proposta realizada no Curso Normal Superior com Mídias Interativas da Universidade Estadual de Ponta Grossa que visa desencadear um processo de expressão-reflexãoreconstrução da trajetória pessoal e profissional. Tal processo consiste na sistematização gradativa do conhecimento acumulado e do saber apropriado durante o curso a partir da reflexão e da produção pessoal. Esta proposta é denominada de Síntese Elaborada de Curso.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
NADAL, B. G.; CAVAGNARI, L. B.; SANTOS, S. A síntese elaborada de curso como metodologia reflexiva de formação: a experiência do curso Normal Superior com Mídias Interativas. Olhar de Professor, [S. l.], v. 6, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1395. Acesso em: 23 dez. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Beatriz Gomes Nadal, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutora em Educação e Currículo pela PUC-SP