Pesquisa no campo da Educação: reflexões sobre a perspectiva discursiva
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Resumo
O objetivo deste artigo é discutir como operamos com certas noções da abordagem teórica que escolhemos para pensar os objetos de uma pesquisa realizada durante um curso de mestrado na área da Educação. A principal fonte de referência para o trabalho, realizado em diálogo com tal teoria, foi a tradução do livro de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, intitulado Hegemony and Socialist Strategy. Apresentamos ao longo deste texto algumas das escolhas teórico-estratégicas que fizemos ao longo do trabalho de pesquisa mencionado. Essas escolhas fazem parte do campo discursivo de uma teoria política – ou de uma teoria sobre ‘o’ político -, a Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe. Buscamos destacar que o enfoque dado na análise das discursividades/disputas em tela, entendidas, nesse caso, enquanto objetos de pesquisa, constituíram o norte para encontrar formas de operar com noções da referida teoria pós-estruturalista, como espaço político, articulação, demanda, ponto nodal e hegemonia.
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