Pesquisa no campo da Educação: reflexões sobre a perspectiva discursiva

Conteúdo do artigo principal

Me. Giselle da Conceição Silva
https://orcid.org/0000-0001-8097-155X
Dr.ª Veronica Borges
https://orcid.org/0000-0002-0011-1769

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir como operamos com certas noções da abordagem teórica que escolhemos para pensar os objetos de uma pesquisa realizada durante um curso de mestrado na área da Educação. A principal fonte de referência para o trabalho, realizado em diálogo com tal teoria, foi a tradução do livro de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, intitulado Hegemony and Socialist Strategy. Apresentamos ao longo deste texto algumas das escolhas teórico-estratégicas que fizemos ao longo do trabalho de pesquisa mencionado. Essas escolhas fazem parte do campo discursivo de uma teoria política – ou de uma teoria sobre ‘o’ político -, a Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe. Buscamos destacar que o enfoque dado na análise das discursividades/disputas em tela, entendidas, nesse caso, enquanto objetos de pesquisa, constituíram o norte para encontrar formas de operar com noções da referida teoria pós-estruturalista, como espaço político, articulação, demanda, ponto nodal e hegemonia.

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Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, G. da C.; BORGES, V. . Pesquisa no campo da Educação: reflexões sobre a perspectiva discursiva. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.22463.003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22463. Acesso em: 27 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Me. Giselle da Conceição Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Mestre em Educação pelo ProPEd/ UERJ. Atua como Pedagoga na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Suas pesquisas se inserem no campo curricular, focalizando políticas curriculares para a formação de professores em uma perspectiva discursiva.

Dr.ª Veronica Borges, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Veronica Borges é Doutora em Educação pelo ProPEd/ UERJ com pós doutorado na Universidade de Lisboa. É Professora Associada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro(UERJ) e também é professora na  Pós-graduação em Educação (ProPEd) da UERJ. Suas investigações no campo currículo focalizam  políticas curriculares para formação de professores em uma perspectiva discursiva.

Referências

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