Pedagogy, Science and Education Sciences – a conversation with the teacher Philippe Meirieu

Main Article Content

Philippe Meirieu
Dr. Osmar Hélio Alves Araújo
https://orcid.org/0000-0003-3396-8205
Dr. Emerson Augusto de Medeiros
https://orcid.org/0000-0003-3988-3915

Abstract

O diálogo sobre a Pedagogia, especialmente na atualidade, exige que diferentes abordagens epistemológicas sejam estudadas, problematizadas e refletidas para que possamos nos situar e entender, com densidade, a educação e a prática educativa, bem como a própria Pedagogia, no ambiente acadêmico e o que ele produz, em termos de conhecimentos. Desse modo, é fundamental escutarmos, atentamente, o Professor Philippe Meirieu. Sua obra, conhecida no contexto internacional e nacional, é referência na formação de pedagogos e professores. Doutor em Letras e Ciências Humanas e Professor da Universidade de Lumiere Lyon 2 - França, o Professor Philippe Meirieu escreveu dezenas de livros e artigos científicos (para citarmos algumas produções). É considerado pela comunidade universitária um dos pedagogos mais conceituados no âmbito contemporâneo da educação. Sua obra contribui, singularmente, para pensarmos, com centralidade, a Pedagogia e a aprendizagem.

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
MEIRIEU, P. .; ARAÚJO, O. H. A.; MEDEIROS, E. A. de. Pedagogy, Science and Education Sciences – a conversation with the teacher Philippe Meirieu. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–10, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.21375.026. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21375. Acesso em: 22 nov. 2024.
Conference Proceedings Volume
Section
Entrevistas
Author Biographies

Philippe Meirieu, Universidade de Lumiere Lyon 2 - França

Doutor em Letras e Ciências Humanas e Professor da Universidade de Lumiere Lyon 2 - França.

Dr. Osmar Hélio Alves Araújo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil. É Líder do Grupo de Pesquisa “Laboratório de práticas, estudos e pesquisas em formação de professores – Universidade e Escolas de Educação Básica (Laconex@o/UFPB)”

Dr. Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UNIFERSA

Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido  (DCH/UFERSA), Brasil. É membro dos Grupos de Pesquisa “Educação, Memórias, (Auto) Biografia e Inclusão” da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte  (GEPEMABI/UERN), “Educação, Discursos e Sociedade” (GEPEDS/UFERSA) e “Laboratório de práticas, estudos e pesquisas em formação de professores – Universidade e Escolas de Educação Básica (Laconex@o/UFPB)”.

References

FRANCO, M. A. R. S. A pedagogia como ciência da educação: entre práxis e epistemologia. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação –Universidade de São Paulo. São Paulo. 2001.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e Pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2010.

LIBÂNEO, J. C. A Pedagogia em Questão: Entrevista com José Carlos Libâneo. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 10, n.1, p. 11-33, 2007. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.10.1473

LIBÂNEO, J. C.; FERREIRA, L. S.; MEDEIROS, E. A. de; ARAÚJO, O. H. A. Entrevista com o Professor José Carlos Libâneo – O Curso de Pedagogia no balanço das Políticas Educacionais. Revista Eletrônica Cientí¬fica Ensino Interdisciplinar, [S. l.], v. 8, n. 27, 2022. Disponível em: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4250. Acesso em: 26 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.21920/recei72022827624635

MEIRIEU, P. Dictionnaire inattendu de pédagogie. Paris: ESF éditeur, 2021.

MEIRIEU, P. La pédagogie entre le dire et le faire: le courage des commencements. Paris: ESF Éditeur, 1995.

MOREIRA, da S.; PIMENTA, G. Pedagogia e pedagogos entre insistências e resistências: entrevista realizada com a Prof.ª Dr.ª Selma Garrido Pimenta. Revista Eletrônica Pesquiseduca, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 925–948, 2021.

SAVIANI, D. A Pedagogia no Brasil: história e teoria. 2. ed. Campinas: Autores Associados. 2011.

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.