A prova do ENEM: o que pensam os professores de matemática?

Contenido principal del artículo

Elisabete Ferreira Silva
Mariná Holzmann Ribas

Resumen

O presente trabalho tem como ponto de partida a pesquisa de dissertação de Mestrado apresentada no Curso de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Tal pesquisa teve como objetivo conhecer a opinião de professores do Ensino Médio, egressos do Curso de Licenciatura em Matemática da UEPG, sobre a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A pesquisa de campo foi realizada nos meses de agosto e setembro de 2001, com professores de matemática de Ensino Médio, de escolas públicas e particulares da cidade. Os resultados obtidos revelam que eles aprovam o formato da avaliação, mas não se sentem preparados para implementar as mudanças previstas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e pelo Enem. Destacamos, ainda, algumas questões quanto aos desafios que se impõem à escola e à formação de professores no atual momento histórico.

Métricas

Cargando métricas ...

Detalles del artículo

Cómo citar
SILVA, E. F.; RIBAS, M. H. A prova do ENEM: o que pensam os professores de matemática?. Olhar de Professor, [S. l.], v. 6, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1393. Acesso em: 22 nov. 2024.
Sección
Artigos em fluxo contínuo
Biografía del autor/a

Elisabete Ferreira Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Possui graduação em Licenciatura em Ciências pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1976), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1974) e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2002). Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação.

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.