APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM CURSO A DISTÂNCIA: A VERSÃO DOS PROFESSORES

Contenido principal del artículo

Maria Elizabete Souza Couto
Emilía Freitas de Lima

Resumen

Este trabalho analisa as aprendizagens da docência possibilitadas por experiências de formação continuada na modalidade a distância em uma pesquisa já realizada. Utilizamos como instrumento de coleta de dados entrevistas semi-estruturadas para captar as aprendizagens docentes. Os sujeitos da pesquisa foram dez professores da Educação Básica na rede pública de ensino que concluíram a 1ª. Turma do curso TV na Escola e os Desafios de Hoje, nos municípios de Ilhéus e Itabuna-Ba. Os materiais de estudo no curso (três módulos impressos e os vídeos veiculados pela TV Escola) foram distribuídos pela Secretaria de Educação a Distância/SEED/MEC. Os dados demonstraram que as aprendizagens dos professores cursistas transitam entre o aprender utilizar as tecnologias em sala de aula, enfocando o caráter técnico e operacional, e a retomada com os saberes da formação profissional, das disciplinas de ensino e da experiência, os quais proporcionaram um saber-ver, saberler, saber-ensinar, saber-aprender e saber-fazer referentes ao processo formativo. A sala de aula foi enfatizada como local de aprendizagem da docência a partir dos saberes da experiência, da disciplina e o saber lidar com as tecnologias em sala de aula para fazer a mediação entre os conteúdos aprendidos e ensinados.

Métricas

Cargando métricas ...

Detalles del artículo

Cómo citar
COUTO, M. E. S.; DE LIMA, E. F. APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM CURSO A DISTÂNCIA: A VERSÃO DOS PROFESSORES. Olhar de Professor, [S. l.], v. 10, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1476. Acesso em: 22 nov. 2024.
Sección
Artigos em fluxo contínuo

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.