A psicologia como um componente na formação de professores do ensino básico – revisão de literatura
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Resumo
O estudo objetivou analisar a literatura sobre as contribuições da psicologia na formação de professores da educação básica. Trata-se de uma revisão de literatura onde 15 artigos colhidos no Portal Periódicos Capes foram analisados mediante a Análise de Conteúdo, das quais resultaram quatro categorias: 1) O saber psicológico nas licenciaturas; 2) O ensino de psicologia e a formação de professores; 3) Perspectivas críticas para uma formação em psicologia para professores da educação básica; 4) Marcos legais que orientam a formação de professores e a psicologia. Os achados discutem possibilidades e limitações do ensino de psicologia nas licenciaturas, mas desvelam uma realidade de um ensino tradicional, focado na exposição de teorias do desenvolvimento e aprendizagem descontextualizadas da realidade escolar brasileira. Conclui-se que por mais que perspectivas críticas a esse modelo segregador venham sendo construídas, parece haver um caminho longo para que o ensino de psicologia na formação de professores seja emancipatório.
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