A psicologia como um componente na formação de professores do ensino básico – revisão de literatura

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Dr. Daniel Cerdeira de Souza

Resumo

O estudo objetivou analisar a literatura sobre as contribuições da psicologia na formação de professores da educação básica. Trata-se de uma revisão de literatura onde 15 artigos colhidos no Portal Periódicos Capes foram analisados mediante a Análise de Conteúdo, das quais resultaram quatro categorias:  1) O saber psicológico nas licenciaturas; 2) O ensino de psicologia e a formação de professores; 3) Perspectivas críticas para uma formação em psicologia para professores da educação básica; 4) Marcos legais que orientam a formação de professores e a psicologia. Os achados discutem possibilidades e limitações do ensino de psicologia nas licenciaturas, mas desvelam uma realidade de um ensino tradicional, focado na exposição de teorias do desenvolvimento e aprendizagem descontextualizadas da realidade escolar brasileira. Conclui-se que por mais que perspectivas críticas a esse modelo segregador venham sendo construídas, parece haver um caminho longo para que o ensino de psicologia na formação de professores seja emancipatório.

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Como Citar
SOUZA, D. C. de. A psicologia como um componente na formação de professores do ensino básico – revisão de literatura. Olhar de Professor, [S. l.], v. 28, p. 1–22, 2025. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.28.24026.022. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/24026. Acesso em: 22 jul. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Dr. Daniel Cerdeira de Souza, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Professor adjunto da Universidade Federal do Amazonas. Doutor em Psicologia com área de concentração Psicologia Social e Cultura pela Universidade Federal de Santa Catarina.

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