Estado del conocimiento sobre formación docente con enfoque en educación superior y políticas públicas: formación docente en disputa

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Doutorando Marlon Sandro Lesnieski
https://orcid.org/0000-0002-0783-1021
Dr. Marcio Giusti Trevisol
https://orcid.org/0000-0001-6127-1750
Dr.ª Maria de Lourdes Pinto de Almeida

Resumen

Este artículo se propone discutir la formación docente con foco en la educación superior y las políticas públicas a partir de elementos de disputa. El objetivo del estudio es comprender lo que el área de educación investiga sobre la formación de profesores, centrándose en las políticas de educación superior, con el objetivo de proporcionar subsidios teóricos que permitan un debate consistente en torno a las implicaciones de las reformas educativas para la formación de profesores en Brasil. La metodología utilizada fue el Estado del Conocimiento y análisis de contenido para la recolección, categorización y análisis de datos. Los textos fueron extraídos de la base de datos SciELO. Concluimos que es posible verificar que la formación docente está marcada por la supremacía de los intereses del capital caracterizado por la teoría de las competencias y por las habilidades propias del BNCC que permean la Resolución CNE/CP n. 2/2019 y que aseguran en el campo de las políticas educativas los intereses de los grupos privados neoliberales.

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Cómo citar
LESNIESKI, M. S.; TREVISOL, M. G. .; ALMEIDA, M. de L. P. de. Estado del conocimiento sobre formación docente con enfoque en educación superior y políticas públicas: formación docente en disputa. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–23, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.20815.052. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20815. Acesso em: 16 may. 2024.
Sección
Caderno temático "As reformas educacionais no Ensino Superior"
Biografía del autor/a

Doutorando Marlon Sandro Lesnieski, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Doutorando em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC (Bolsista PROSUC/CAPES, na Modalidade II). Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Especialista em Criação e Produção em Comunicação pela Unoesc. Bacharel em Comunicação Social pela Unoesc. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas de Educação Superior da Região Sul - GEPES Sul, sediado na Unoesc e vinculado ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GIEPES- Unicamp. Atuou como professor no curso de Publicidade e Propaganda da Unoesc (2012-2020) e em outros cursos da área de ciências sociais e da educação. Editor dos Anais Eletrônicos de Comunicação Social (2017-2020). Pesquisador da Rede Ibero-americana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior - RIEPPES, articulada a Rede GIEPES da Unicamp e uma das patrocinadoras da Revista Internacional de Educação Superior - RIESup da Faculdade de Educação da Unicamp. Editor de Marketing e Comunicação Digital da Revista Internacional de Educação Superior - RIESup- Unicamp (QUALIS A3). Atualmente é professor dos cursos da área de Gestão e Negócios do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Senac.

Dr. Marcio Giusti Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Doutor em Educação na Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Ética e Filosofia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI). Atualmente é professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), atuando nas áreas de filosofia, sociologia, ciência política e ética. Atua na pesquisa e na extensão Universitária. Na pesquisa é líder do grupo de pesquisa ?Comunicação, Mídia e Sociedade? onde desenvolve pesquisa em torno dos seguintes temas; política e comunicação, democracia, indústria cultural, ideologia, poder, educação e mídia. Membro e pesquisador do grupo de pesquisa GEPES ?UPF (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior). Participa da Rede ibero-americana de estudos e pesquisas em políticas, processos de educação superior ? RIEPPES ? Unoesc/Unicamp e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior da Região Sul ? GEPPES SUL, ambos sediados na PPGEd da Unoesc. Na extensão atua na formação de professores das redes Estaduais, particulares e municipais fornecendo e estruturando cursos de capacitação docente. Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de graduação Comunicação Social: Habilitação em Publicidade e Propaganda pela PORTARIA No 60/UNOESC-R/2018 ? Comunicação Social e Membro do Comitê de Bioética do Hospital Universitário Santa Terezinha - HUST pela Portaria Nº 027/HUST- DG/2020. Membro institucional do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Universidade do Oeste de Santa Catarina e membro titular do Conselho Municipal de Educação como representante das Instituições de Educação Superior.

Dr.ª Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas(1983) Graduada em História pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral.(1987). Mestrado em Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Doutorado em Filosofia, História e Educação pela FE da Universidade Estadual de Campinas (2001). Tem pós doutorado em Ciência Tecnologia e Sociedade pela Unicamp. Desde 2001 é Pesquisadora do GIEPES - Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior, da Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), e desde 2015 está vice coordenação. Atualmente é Docente Pesquisadora do PPGE da UNOESC- SC na linha de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania. Pesquisadora Colaboradora do Mestrado Profissional da UFSM desde 2015. É editora adjunta, e fundadora da Revista Internacional de Educação Superior - RIESup da UNICAMP - RIESup- Qualis A3 em Educação. . Coordenadora da Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior - RIEPPES sediada no PPGEd da UNOESC, em parceria com o GIEPES e RIESup da Unicamp. Coordenadora Adjunta do GIEPES - Unicamp. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Politicas de Educação Superior da região Sul - GEPPES - Sul. vinculado ao GIEPES UNICAMP. É coordenadora da Coleção Educação da editora Mercado de Letras desde julho de 2008. Pesquisadora Produtividade do CNPq modalidade 2A. Possui vários livros publicados na modalidade integral e coletânea. Autora de vários capítulos de livros e artigos publicados em periódicos científicos nacionais e internacionais . Membro de vários conselhos editoriais.

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