Identidade dos docentes em formação: quem são os futuros professores de matemática?

Conteúdo do artigo principal

Beatriz Gomes Nadal
Mary Ângela Teixeira Brandalise

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa realizada em uma universidade pública sobre o perfil dos acadêmicos do curso de licenciatura em Matemática. A tematização do perfil dos professorandos em formação desencadeou uma discussão sobre a profissão docente junto a professores e alunos do Curso, contribuindo para sua reformulação e para a constituição da identidade profissional, ao mesmo tempo em que possibilitou a vivência de práticas interdisciplinares e contextualizadas de ensino e aprendizagem aos alunos das disciplinas de Estatística e Didática. A coleta de dados inicial, feita através de um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado a 241 alunos, revelou o perfil sócio-econômico educacional e cultural dos acadêmicos, bem como suas expectativas em relação ao Curso, trazendo significativas contribuições. A vivência com os alunos de princípios apregoados foi fundamental para sua aprendizagem e constituição de uma nova identidade e cultura profissional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
NADAL, B. G.; BRANDALISE, M. Ângela T. Identidade dos docentes em formação: quem são os futuros professores de matemática?. Olhar de Professor, [S. l.], v. 8, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1440. Acesso em: 22 nov. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Beatriz Gomes Nadal, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutora em Educação e Currículo pela PUC-SP