Bd. 4 (2019)

					Ansehen Bd. 4 (2019)
Veröffentlicht: 2018-09-27

Artículos

  • El planeamiento educativo: función política, modelos y algunas experiencias latinoamericanas

    Nicolás Bentancur
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.4.021
  • El estructuralismo como epistemología y como método

    Luis Francisco Ochoa Rojas
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.4.012
  • Pesquisa em Políticas Educacionais: escolhas temáticas e fontes em debate (2000-2010)

    Antonia Almeida Silva, Márcia Aparecida Jacomini
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.4.002
  • A política educacional e seus desafios na pesquisa: o caso do Brasil

    Nora Krawczyk
    1-9
    DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.4.003
  • Os conceitos de campo e habitus em Pierre Bourdieu e sua (possível) aplicação à Política Educacional

    Jorge Nassim Vieira Najjar, Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel, Pablo Silva Machado Bispo dos Santos
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.4.005
  • Combinação teórica: um ensaio

    Quênia Renee Strasburg, Berenice Corsetti
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.4.014
  • Estudos longitudinais em educação no Brasil: revisão de literatura da abordagem metodológica e utilização de dados educacionais para pesquisas em Educação

    Tatiana Figueroa Martin Gaya, Ana Lorena Bruel
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.4.015
  • A dinâmica dos conselhos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb em municípios do Nordeste

    Henrique Guimarães Coutinho, Ana de Fátima P. de Sousa Abranches
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.4.017
  • Estado, escuela y comunidad en la Argentina neoliberal (1993-2001). Decisiones teóricas y principales hallazgos de una investigación educativa

    Hernán Mariano Amar
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.4.018
  • Limites da pesquisa educacional: abstracionismo pedagógico e fragilidades do campo

    Samuel Mendonça, Romualdo Portela de Oliveira, Kelly Cristina Leandro
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.4.019
  • O caráter histórico da pesquisa em educação

    Olinda Evangelista, Eneida Shiroma
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.4.020
  • Uma proposta de atividade epistemológica no Núcleo de Estudos - Tempos, Espaços e Educação Integral: História Oral e Revisão Sistemática

    Bruno Adriano Rodrigues da Silva
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.4.023
  • Apontamentos sobre epistemologia: algumas contribuições para a análise de políticas educativas

    Katherine Gomez Plata, Simone de Fátima Flach
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.4.024

Ensino de Política Educacional e formação de pesquisadores para o campo da Política Educacional

  • A Política Educacional como disciplina: revisão de literatura

    Gregory Luis Rolim Rosa, Rose Meri Trojan
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.4.013
  • A formação de pesquisadores para o campo da Política Educacional: revisão de literatura

    Andréa de Paula Pires
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.4.016
  • Enseñar Política Educativa: una cuestión histórica e interdisciplinar. El caso de la educación privada en Argentina durante el siglo XX

    Nerina Visacovsky
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.4.022

Dossiê: Implementação de Políticas Educacionais: debates teóricos e problematizações

Traducción

  • Antonio Gramsci: escritos juvenis publicados entre 1916-1918

    Trechos selecionados por Anita Helena Schlesener, Tradução de Ana Paula Schlesener
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.4.001